Intercâmbio em Dubai: Tudo o que você precisa saber

 -  -  232


Por que fazer intercâmbio em Dubai? Saiba tudo sobre Dubai, a cidade mais procurada dos EAU (Emirados Árabes Unidos) e que vem atraindo pessoas do mundo inteiro graças ao seu desenvolvimento acelerado.

Dubai possui aproximadamente 3 milhões de habitantes e é considerado o emirado mais populoso dos 7 existentes nos Emirados Árabes. Aos 47 anos é mundialmente conhecida pelo seu desenvolvimento acelerado e por quase tudo em sua região ser o maior, mais alto, mais rápido ou mais caro do mundo.

Por que fazer intercâmbio em Dubai?

Sempre na frente e desejando se estabelecer como centro internacional de estudos, Dubai é hoje um dos destinos importantes na educação mundial.

85% da população é formada por estrangeiros e embora a primeira língua de Dubai seja o árabe, o inglês já é a língua mais falada. O emirado é um ótimo destino para aprender e praticar o idioma, onde você encontrará gente de todo o mundo.

O que mais tem atraído estrangeiros nos últimos anos foi o fato de no país ser permitido que estudantes (inclusive de línguas) possam trabalhar part-time em trabalhos temporários durante seus estudos e também ser contratados full-time com visto de trabalho permanente.

O país possui um processo de visto simples e é processado diretamente pela escola, os únicos requisitos são:

  • Carta de matrícula;
  • Passaporte;
  • Foto 3×4 escaneados;
  • Recibo de pagamento do programa;
  • Não precisa comprovar renda.

Fazer seu intercâmbio em Dubai é muito mais do que simplesmente aprender a falar inglês, é experimentar o melhor que os emirates tem a oferecer em termos de cultura e entretenimento.

Custo de vida para um estudante

Moeda

Dhiram - Moeda local
Dhiram – Moeda local

Primeiramente, é importante saber que a moeda utilizada nos EAU é o Dhiram, prefixo utilizados são Dh ou AED. Exemplo: Dh5.00 5.00AED. Assim como a maioria das moedas ao redor do mundo, o dirham também é indexado ao dólar e a taxa de câmbio média é Dh3.67 = US$ 1,00.

Recomendamos que levem dólar ou euro para trocar em casas de câmbio que são facilmente encontradas no país. Real não é aceito. Cartões de crédito e débito – principalmente de bandeiras Visa e Master Card – são aceitos na maioria dos estabelecimentos.

Custo de vida estudantil

Embora o país seja considerado extremamente caro, para estudantes a realidade é um pouco diferente, devido aos mais diversos benefícios dados aos estudantes e a possibilidade de trabalhar para pagar os custos.

Um estudante que vai fazer intercâmbio em Dubai costuma gastar uma média de US$1.100,00 (em Dirham aproximadamente Dh4.000,00) por mês. Nesse valor estão inseridos acomodação, alimentação e transporte público e entretenimento.

  • Acomodação: Dividindo quarto com outra pessoa. Aprox. Dh2.500,00.
  • Alimentação: 3 refeições por dia não costuma sair mais do que Dh800,00 mês.
  • Transporte: Dh300,00 mês. Andando de ônibus e metrô.
  • Entretenimento: Dh400,00 mês. É bom sempre ficar ligado nas programações disponibilizadas pela escola. Eles costumam conseguir descontos de quase 50% em programações locais.

Para os alunos que forem estudar e trabalhar em Dubai, esse valor costuma ser facilmente pago com o valor recebido.

Lembrando que isso é apenas uma estimativa econômica e que pode variar bastante dependendo do estilo de vida do aluno e região que aluno decidir morar. Dubai é uma cidade onde o infinito é o limite.

a religião local pode atrapalhar minha experiência?

Mesquita
Mesquita de Abu Dhabi

Embora seja um país islâmico, os Emirados Árabes Unidos respeitam outras as religiões e os seguidores são permitidos para praticar suas crenças. Há templos hindus, igrejas Católica, Anglicana e protestante em Dubai.

Agora, claro que por se tratar de um país islã, tem de se haver respeito a cultura local, como respeitar o período do Ramadã.

Para quem não sabe, o Ramadã tem duração de um mês (5 de maio à 4 de junho) onde os árabes jejuam, ficam sem comer e beber do nascer do sol até o pôr do sol. Neste período, não se deve comer ou beber na frente deles.

As praças de alimentação nos shoppings e restaurantes ficam com tapumes para quem for muçulmano não ver os demais comendo. Alguns restaurantes abrem somente à noite.

O lado bom é que nesse período tem muitas promoções em lojas, restaurantes, parques e atrações.

Transporte público

Dubai metro station
Estação de metrô em Dubai

O transporte público da cidade é bastante eficiente, limpo e acessível. Tem ônibus, metrô, tram, trolley e o monorail (os três últimos funcionam como complemento para o metrô). Os sistemas de metrô, tram, trolley e ônibus são integrados e podem ser pagos com o mesmo cartão. Já o monorail tem uma tarifa especial e diferenciada das demais.

A desvantagem do transporte público em Dubai é que nem sempre você vai chegar na frente de seu destino final. E a depender da temperatura, as caminhadas até o seu destino podem ser bastante desconfortáveis.

Uma curiosidade é que nos metrôs mulheres tem um vagão exclusivo para elas. Isso mesmo! Elas podem até optar andar nos demais vagões mas caso prefiram, elas tem esse exclusivo.

É proibido comer, beber e mascar chicletes nas cabines dentro dos transportes públicos de Dubai. Passível de multas.

Quer saber mais a respeito de informações, preços e cartões do transporte público de Dubai acesse o link.

Clima

Dubai Bus Stop
Ponto de ônibus em Dubai

Embora Dubai tenha um verão longo e quente onde as temperaturas chegam a alcançar 50°, no inverno (novembro à fevereiro) o clima é bastante agradável com mínimas de 12° e máximas de 36°.

Mas é importante esclarecer que Dubai é totalmente preparada para lidar com o calor. Climatização é normal em qualquer lugar, todas as moradias, edifícios, centros comerciais, restaurantes, shoppings, táxis, transportes públicos, etc. Até os pontos de ônibus tem cobertura de vidro e são refrescados por ar condicionado.

Como funciona a noitada em dubai?

Como qualquer outro grande centro mundial, Dubai é repleto de grandes clubs espalhados ao redor da cidade, pode apostar que sua noite está garantida nessa encantadora cidade árabe.

Para você que é estudante, aproveite os dias de “Ladies Night”, onde mulher tem bebida free e geralmente homem tem desconto na bebida. Todos os dias da semana tem lugares com a atração. Consulte a lista de lugares disponíveis no https://ladiesnightdubai.com

Recomendamos  o Pier 7, são 7 ambientes de músicas com vista para o Dubai Marina – Se você é da noitada, não deixe de conferir.

Onde estudar inglês em dubai?

Em Dubai, nós somos parceiros da ES Dubai, primeira e única escola de línguas  que possui licença para receber alunos brasileiros. Localizada na Jumeirah Lake Towers (JLT), fica no coração de nova Dubai. A JLT oferece uma grande variedade de opções de comida, varejo e entretenimento, além de um ótimo acesso aos transportes públicos.

A localização é ideal para estudantes internacionais pois oferece um ambiente seguro com uma ampla variedade de comodidades esportivas e transporte gratuito de ida e volta para a residência estudantil.

Nós tivemos o prazer de conhecer a escola e atestar sua qualidade e comprometimento com o ensino.

O que fazer durante seu intercâmbio em Dubai?

Além de super cosmopolita, possui alguns pontos turísticos que você não pode deixar de ir.

Principais atrações:

Burj Khalifa
Burj Khalifa
Burj Khalifa

Com 828m de altura e 163 andares o icônico arranha-céu é localizado no coração de Dubai e é considerado o mais alto do mundo, só para se ter uma ideia do quão alto isso representa, ele é o dobro da altura das torre gêmeas (415m). Você pode visitar o prédio e comprar o ticket para subir até os andares 124 e 125, a vista é de tirar o fôlego e vale cada centavo.

Dubai Aquarium
Dubai Aquarium
Dubai Aquarium

Localizado dentro do Dubai Mall, maior shopping do mundo, encontramos o Dubai aquarium, maior aquarium do mundo. A sensação de andar por dentro desse aquário é a mesma de dar um mergulho na parte mais  profunda do oceano, é magnífico e você não pode deixar de fazer.

Burj Al Arab
Burj Al Arab
Burj Al Arab

Auto intitulado o único hotel 7 estrelas do mundo, esse é o Burj Al Arab. Localizado à beira do Golfo Árabe, ele é considerado o hotel mais luxuoso do mundo. Para visitar o local é necessários ser hóspede ou ter reserva em um dos vários restaurantes presentes dentro do hotel. Deve lhe custar alguns bons trocados mas vale cada centavo investido.

Safári no deserto de Dubai

Talvez seja a atração mais procurada por estrangeiros que visitam a cidade de Dubai. O safári é composto por um Rally no deserto, show de falcões, passeio em camelos, sandboard e quadriciclos na dunas e ao final do passeio, os turistas são levados para um réplica de um acampamento beduíno onde assistem uma apresentação local com direito a jantar tradicional da região.

Se você pensa em fazer Intercâmbio em Dubai, você não pode deixar de fazer esse passeio.

Veja mais opções em 11 COISAS PARA SE FAZER EM DUBAI.

Dicas importantes

  1. Cuidado com a bebida, homens e mulheres acima de 21 anos podem consumir bebidas com álcool, mas jamais sair com copos e garrafas nas ruas e ficar embriagado em público, é proibido por lei.
  2. Muito cuidado ao atravessar a rua, atravesse sempre pela faixa de pedestre, lá em Dubai o pedestre também leva multa.
  3. Cuidado com as vestimentas, embora Dubai não proíba qualquer tipo de roupa, vários lugares podem impedir sua entrada caso eles entendem que seu traje não condiz com o ambiente a ser frequentado.
  4. A alimentação na rua costuma ser cara, por isso, para economizar, faça compras em supermercados.
  5. Telefonia: Há duas grandes operadoras atuando no país árabe, Du e Etisalat. Para comprar o chip de celular basta ir aos shoppings ou no próprio aeroporto de Dubai. É necessário apresentar o passaporte para comprar o chip.
  6. Providencie imediatamente sua carteira de estudante, ele é feita na hora e pode lhe render bons descontos durante sua viagem. Você pode solicitar do Brasil clicando aqui.
  7. Procure viajar para Dubai entre os meses de outubro à abril. Pois de maio à setembro, o clima costuma ficar insuportável para os calorentos.
  8. Se está buscando um guia brasileiro para te apresentar Dubai em sua chegada, entre em contato com a Lygia – Whatsapp: 00971558299016 – Instagram: @lygia.guiaemdubai “SHE IS THE BEST!”
  9. Baixe já o app HEADOUT, com ele é possível ficar por dentro de todos os grandes eventos que estão acontecendo na cidade e ainda permite fazer reservas de atrações online, com super descontos.

Independente do período que você decidir viajar, Dubai será uma ótima opção de destino para seu intercâmbio.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer um orçamento, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para o que for preciso!

 

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
23 recommended
comments icon 2 comments
2 notes
1059 views
bookmark icon

2 thoughts on “Intercâmbio em Dubai: Tudo o que você precisa saber

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Oldest
    Newest
    Most Upvoted