15 aplicativos úteis para intercambistas

 -  -  19


Passagens compradas, visto emitido, malas prontas… Tudo certo para embarcar para o intercâmbio? Antes de embarcar, faça também o download de alguns aplicativos úteis para intercambistas, que podem tornar sua viagem mais fácil e proveitosa.

A seguir, compilamos uma lista de apps com diferentes utilidades. Veja quais têm mais a ver com suas necessidades e aproveite para fazer o download antes de ir para o aeroporto!

Aplicativos úteis para intercambistas

  1. Google Tradutor

Provavelmente ele não é novidade para ninguém, mas o Google Tradutor encabeça essa lista porque é um dos aplicativos mais úteis para viajantes e estudantes internacionais.

Ele ajuda a entender o rótulo dos produtos no supermercado, descobrir a pronúncia correta de uma palavra que você não conhece, pesquisar como perguntar algo específico ou mesmo ler imagens como placas de rua.

  1. XE Currency

Enquanto você não se acostumar aos cálculos de conversão da moeda estrangeira para Real, é muito útil usar um aplicativo que faça essa conversão, como o XE Currency.

Assim, você não corre o risco de gastar mais do que imaginava por descuido. Os valores são atualizados regularmente, mas o app também pode ser usado off-line.

  1. Splitwise

Se estiver viajando com companhia ou fizer amigos durante o intercâmbio e compartilhar alguns gastos com eles, como a compra de passagens de trem ou de comida para cozinhar o jantar, pode ser complicado manter controle de quem deve quanto a quem.

O app Splitwise é muito útil nessas situações, já que permite inserir os gastos de cada pessoa e obter um balanço de devedores e credores.

  1. Couchsurfing

O aplicativo do Couchsurfing é muito útil para buscar hospedagem grátis durante viagens curtas que você fizer durante o intercâmbio. Mas sabia que ele também serve para encontrar companhia para explorar a cidade, tomar um café ou cervejinha ou praticar idiomas?

Além de poder conferir os eventos programados para uma localidade, o app tem uma função chamada “hangouts”, que mostra quem está disponível naquele momento na mesma cidade que você. É uma ótima maneira de fazer amigos morando fora ou viajando.

  1. Moovit

Muitas cidades têm aplicativos próprios para buscar as melhores formas de se locomover por elas usando transporte público. Mas se não for o caso do destino do seu intercâmbio, ou se você estiver só de passagem por diferentes cidades, o Moovit é um aplicativo super útil. Ele mostra em detalhes, em tempo real, como ir do ponto A ao B de ônibus, metrô ou bicicleta.

  1. Moneywise

Uma das principais formas de economizar durante o intercâmbio é manter controle dos seus gastos. Para isso, recomendamos anotar todas as despesas, separando-as por setores como alimentação, transporte, diversão, saúde e compras.

Um dos aplicativos úteis para intercambistas que mais curtimos usar é o Moneywise, que tem versões gratuita e paga e ajuda muito a fazer esse gerenciamento financeiro.

  1. Maps.me

Para deslocamentos a pé, o Google Maps costuma ser excelente. Mas se você estiver em áreas sem acesso à internet, uma opção muito boa é o Maps.me, que tem mapas detalhados com navegação ponto a ponto disponíveis off-line.

  1. Dropbox

Antes de qualquer viagem, especialmente para o exterior, é recomendável salvar todos os seus documentos importantes na “nuvem”, ou seja, na internet. Assim, caso aconteça algum imprevisto como a perda do passaporte ou a necessidade de enviar informações importantes para sua universidade, você tem tudo à mão.

Um serviço prático e confiável para isso é o Dropbox, que sincroniza seus arquivos no site, no computador e no seu celular.

  1. Booking

Se for viajar durante o intercâmbio, vale a pena reservar hospedagem pela internet com antecedência, para conseguir as melhores opções de hotéis, hostels ou apartamentos. Vários sites de reserva confiáveis, como o Booking.com, têm aplicativos que podem ser usados facilmente no smartphone.

  1. TripAdvisor

Para buscar dicas de atrações turísticas, restaurantes e bares, recomendamos usar aplicativos com avaliações de moradores e viajantes. Além do Tripadvisor, vale a pena conferir o Foursquare e o Yelp, que não são tão populares no Brasil, mas têm muitos adeptos em outros países.

  1. Duolingo

Esse é daqueles aplicativos úteis para intercambistas antes mesmo do início da viagem. O Duolingo serve para estudar idiomas em qualquer lugar, tipo a sala de embarque do aeroporto ou a fila da padaria, através de jogos e questões de múltipla escolha.

Veja também nossas outras dicas para aprender idiomas online.

  1. Uber

Com funcionamento em centenas de cidades mundo afora, o Uber é um serviço muito útil para quem vai estudar no exterior. Quando o transporte público não é conveniente e você não encontra um táxi, ou não está com dinheiro local, esse app é uma excelente solução.

Outra dica é pesquisar quais são os concorrentes que existem no destino, que muitas vezes praticam preços mais em conta e são mais vantajosos para os motoristas.

  1. Accuweather

Aqui no Brasil, geralmente não damos tanta importância assim para a previsão do tempo. Mas em países onde existem variações climáticas mais bruscas, é muito importante ficar de olho no clima esperado para aquele dia ou para o futuro próximo.

Um dos principais softwares de previsão climática do mundo, o AccuWeather também está disponível como aplicativo. Vale a pena, inclusive, fazer download algumas semanas antes de embarcar e ir checando a previsão para a cidade aonde vai, de modo a entender mais ou menos como é o clima por lá.

  1. Netflix

Esperamos que você não passe seu intercâmbio em casa, com a cara colada no computador fazendo maratonas na Netflix. Mas isso não significa que esse não seja um dos nossos preferidos entre os aplicativos úteis para intercambistas.

Com o app no celular você pode baixar episódios de séries ou mesmo filmes inteiros para assistir off-line, o que ajuda muito naquele voo ou conexão longa. Aproveite para escolher programas na língua do destino e colocar as legendas no idioma original para ir praticando!

  1. Castbox

Outra opção de entretenimento que pode ser acessada off-line são os podcasts. Perfeitos para aqueles momentos em que você está no meio de uma atividade, como aquela corrida matinal ou a faxina de domingo, eles estão disponíveis em vários idiomas e com foco nos mais diversos assuntos.

Um bom aplicativo gratuito que reúne podcasts de diversas partes do mundo e permite baixa-los para ouvir mesmo sem internet é o Castbox.

E você, tem outras dicas de aplicativos úteis para intercambistas? Conta aí nos comentários!

 

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
19 recommended
comments icon 0 comments
0 notes
275 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *