Como aprender idiomas online

 -  -  191


A melhor forma de se tornar fluente em outra língua é praticando-a no país onde é falada, mas aprender idiomas online e chegar no destino do intercâmbio já sabendo ao menos o básico ajuda bastante.

Especialmente nos casos de programas de intercâmbio mais curtos, vale a pena se dedicar durante o planejamento da viagem para obter ao menos um nível básico da língua que você deseja aprender. E você pode fazer isso através de aulas tradicionais, é claro, mas também existem várias formas de aprender idiomas online. Vamos ver algumas delas?

Recursos para aprender idiomas online

Cursos online

A opção mais óbvia para aprender idiomas online é procurar um curso, que pode ser pago ou gratuito. Muitos compilam aulas propriamente ditas, ministradas por professores, enquanto outros focam no aprendizado de estruturas gramaticais básicas e em técnicas de memorização.

Algumas dicas de sites e aplicativos voltados para quem quer aprender idiomas online são o Babbel, o Busuu e o Duolingo, disponíveis para várias línguas. Vale a pena testar vários e avaliar o que funciona melhor para você.

Intercâmbio linguístico

Você também pode aproveitar o período antes do intercâmbio para conversar com falantes nativos pela internet. Existem várias plataformas dedicadas ao “intercâmbio linguístico”, em que pessoas interessadas em praticar o idioma uma da outra se juntam para conversar por determinado período de tempo em cada língua.

Normalmente é possível conversar pela própria plataforma ou trocar contatos e ir bater papo através de Whatsapp, Skype, Facebook ou outra rede social que você preferir. Além de perder a vergonha de falar na língua estrangeira e ter seus erros corrigidos, o intercâmbio de idiomas é uma boa forma de fazer amigos e aprender sobre a cultura do país aonde você quer ir.

Alguns dos sites que oferecem esse tipo de experiência são o HelloLingo e o iTalki, onde além de encontrar “parceiros de idiomas” também é possível pagar por aulas online ministradas por professores profissionais.

Canais de Youtube

Outra boa forma de aprender idiomas online é procurar canais no Youtube dedicados ao ensino daquela língua, ou mesmo canais mais gerais sobre assuntos que o interessem, onde você possa ativar as legendas para facilitar a compreensão.

Um exemplo é a série de vídeos educativos Extr@, disponível em várias línguas e formatada em estilo sitcom, mas existem muitos outros canais mais recentes.

Rádio e podcasts

Se você não tem tempo ou paciência para assistir vídeos, uma sugestão é aproveitar aquele tempinho de ócio no dia a dia, enquanto está preso no trânsito ou na fila do banco, e escutar rádios ou podcasts na língua que você quer aprender.

Se você já entende razoavelmente bem o idioma, pode ouvir programas feitos para nativos através de sites de streaming como TuneIn e praticar a audição em situações reais, mas também é possível encontrar rádios e podcasts voltados para quem está aprendendo.

Fóruns online

Ficou com alguma dúvida específica enquanto estudava através de um dos recursos acima? Outra boa forma de aprender idiomas online é recorrer a fóruns sobre idiomas.

Em páginas como Wordreference e How to Learn Any Language você encontra respostas a dúvidas comuns e pode fazer perguntas específicas, como “quais são as gírias para dizer que algo é ‘legal’ em cada país onde se fala espanhol?” ou “como se pronuncia ‘aujourd’hui’?”.

Sem falar nos muitos filmes, ebooks, músicas e séries disponíveis no infinito universo da internet, que também são uma mão na roda para quem quer aprender idiomas online.

Você usa algum desses recursos, ou tem outras dicas para compartilhar? Conte nos comentários!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
19 recommended
comments icon 1 comment
1 notes
970 views
bookmark icon

One thought on “Como aprender idiomas online

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *