Como planejar um intercâmbio

 -  -  234


Sonha em morar fora por um tempo, mas não sabe por onde começar? Mesmo que esse objetivo ainda pareça distante, nunca é cedo demais para começar a se organizar. Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre como planejar um intercâmbio.

Como planejar um intercâmbio: passo a passo

Dá uma olhada no que você vai encontrar aqui neste artigo:

  • O pontapé para um sonho
  • As primeiras decisões
  • A definição sobre custos
  • A escolha do destino
  • A fase pré-viagem
  • Durante o intercâmbio

O planejamento durante o intercâmbio

Caso não encontre a resposta para alguma dúvida específica, sem problemas: é só entrar em contato com a Scool, que te respondemos online rapidinho. Somos especialistas no assunto e nossa missão é ajudá-lo a realizar esse sonho!

O pontapé para um sonho

Entendendo o conceito

Antes de mais nada, vamos nos certificar de que estamos na mesma página: você sabe o que é um intercâmbio? Em linhas gerais, pode-se dizer que fazer um intercâmbio é estudar ou trabalhar no exterior por um período determinado.

O uso dessa palavra, que significa “troca”, tem a ver com as trocas culturais que acontecem numa experiência desse tipo. Para saber mais sobre o assunto, veja o post O que é intercâmbio?.

Não está convencido?

Já ouviu relatos de outros intercambistas, mas ainda não tem certeza se vale a pena fazer um intercâmbio? Mesmo um período de apenas algumas semanas no exterior, imerso em outra cultura, tem potencial para ser transformador. Caso você ainda não tenha se decidido, elencamos 6 motivos para fazer intercâmbio.

Convencendo seus pais

Tem certeza de que quer planejar um intercâmbio, mas ainda depende dos seus pais e eles não apoiam a ideia? Muitos pais não têm clareza sobre os benefícios de um intercâmbio, se preocupam com a ideia de ter um filho ou filha em outra parte do mundo ou não têm segurança de que ele ou ela está pronto (a) para aproveitar essa experiência.

Se esse for seu caso, veja como convencer seus pais a deixar você fazer intercâmbio.

A melhor idade para fazer intercâmbio

Muita gente questiona qual é a melhor idade para fazer intercâmbio. A resposta é simples: a sua. Qualquer que seja a fase da vida, um intercâmbio sempre é uma experiência incrível. Ainda está inseguro (a)? Veja este texto sobre a melhor idade para fazer intercâmbio.

As primeiras decisões

Dúvidas sobre intercâmbio

Quem começa a pesquisar sobre como planejar um intercâmbio costuma ter muitas dúvidas. Por isso, preparamos um guia que responde a algumas das perguntas que escutamos com mais frequência.

Preciso saber a língua do lugar antes de viajar? Em quanto tempo alcanço a fluência? Quanto tempo antes devo começar a me preparar? Quantas horas de aula terei por dia? Veja respostas para essas e outras perguntas comuns sobre intercâmbio.

Tipo de programas de intercâmbio

É possível viver uma experiência no exterior de diversas formas: trabalhando e estudando, fazendo um curso de idioma geral, fazendo um curso específico para sua área profissional, combinando os estudos da língua com aulas mais culturais etc.

Para planejar um intercâmbio, você precisa antes entender quais são seus objetivos com essa viagem. A partir disso, fica muito mais fácil identificar qual tipo de intercâmbio tem mais a ver com você.

Está perdido entre tantos tipos de programas de intercâmbio disponíveis? Vejas as principais características de cada um deles.

Tempo disponível para o intercâmbio

Outra etapa importante nessa fase de planejar um intercâmbio é avaliar quanto tempo terá disponível. Você pretende tirar um “ano sabático”? Trancar um semestre da faculdade? Passar uns meses fora quando terminar a graduação? Só pode viajar durante o mês de férias?

Essa resposta vai fazer toda a diferença na hora de planejar um intercâmbio. Caso você queira conciliar as aulas com trabalho, por exemplo, é preciso passar mais tempo no destino. Por outro lado, se você só tiver disponibilidade por um período mais curto, como duas semanas ou um mês, é possível escolher um curso com mais horas de aula por dia.

Só pode viajar nas férias e está se perguntando se vale a pena investir em um intercâmbio? Quase sempre a resposta é sim, mas o aproveitamento desse período depende muito das suas atitudes. Veja dicas para fazer um intercâmbio curto valer a pena.

Tipos de acomodação

Casa de família, residência estudantil, apartamento, hotel ou albergue: existem diferentes tipos de acomodação para um intercâmbio. Cada um oferece vantagens e desvantagens, então é preciso considerar seu perfil para decidir onde ficar no intercâmbio.

Para facilitar, analisamos alguns dos principais prós e contras das principais opções disponíveis. Saiba mais sobre onde ficar no intercâmbio.

Exames de proficiência

Seu objetivo com o intercâmbio é obter um certificado que comprove sua fluência em inglês? É preciso, então, conhecer os principais exames e avaliar qual é mais adequado para você.

Os testes de proficiência de melhor reputação são o TOEFL, o IELTS e os de Cambridge.  Se você quiser aplicar para um visto de estudante, pós-graduação ou vaga de emprego no exterior, deve considerar as exigências do país e da instituição em questão.

No entanto, se você quer apenas uma certificação para seu currículo, a escolha é sua. Sugerimos, nesse caso, levar em consideração o perfil das questões de cada tipo de prova, a localização dos centros autorizados para aplica-los e o preço do exame. Saiba mais sobre os principais exames de proficiência em inglês.

Sites úteis para planejar o intercâmbio

Desde a escolha do destino às decisões sobre datas e roteiros, passando pelas burocracias inevitáveis de uma viagem ao exterior, uma coisa é sempre certa: quanto mais informação, melhor.

Além de todas as nossas dicas, existem outros sites que podem ajudar bastante quem está querendo saber como planejar um intercâmbio.

Páginas como Melhores Destinos, Google Flights, Quanto Custa Viajar, Rome2Rio e Melhor Câmbio dão acesso a informações valiosas sobre custos, deslocamentos e outras questões práticas que podem influenciar suas decisões. Leia mais sobre esses e outros sites úteis para planejar um intercâmbio.

Agência de intercâmbio

Outra grande ajuda na hora de planejar um intercâmbio é entrar em contato com uma agência especializada. Você pode tanto contatar a empresa para buscar ajuda na definição de vários aspectos da sua viagem, como os que listamos neste artigo, ou decidir tudo por conta própria e procurar a agência para resolver os trâmites práticos.

Os consultores da Scool estão sempre à disposição para ajudá-lo desde o planejamento até o final do intercâmbio, incluindo assistência com vistos, passagens aéreas e seguro viagem. Saiba o que esperar dos programas de intercâmbio da Scool.

A escolha do destino

Já tem um objetivo claro e sabe quanto tempo vai poder passar no intercâmbio? É hora de decidir qual será seu destino.

No caso de alguns idiomas, como italiano ou japonês, não há muita dúvida em relação ao país de destino, não é? Mas para o inglês, por exemplo, as opções são muito variadas, incluindo Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e opções menos tradicionais como o charmoso arquipélago de Malta.

Além disso, em cada país também é possível escolher entre diferentes cidades, por isso é importante pesquisar bastante e, mais uma vez, entender seus objetivos e seu perfil.

Gosta do agito das cidades grandes ou prioriza a tranquilidade ou o contato com a natureza? Pode ir para um lugar com custo de vida mais alto? Quer experimentar o frio ou prefere um país com clima mais ameno? Pretende conciliar os estudos com trabalho?

De acordo com as respostas, vai ser mais fácil determinar destinos que provavelmente vão lhe agradar. Veja como escolher o melhor país para fazer intercâmbio.

Se o seu objetivo for estudar inglês, o leque de opções é mais reduzido; nesse caso, veja nosso artigo sobre os melhores países para estudar inglês no exterior.

Confira também nossos textos específicos sobre cada um dos destinos de intercâmbio mais procurados pelos brasileiros: Intercâmbio na Irlanda, Intercâmbio em Malta, Intercâmbio na Inglaterra, Intercâmbio nos Estados Unidos, Intercâmbio no Canadá, Intercâmbio na Austrália, Intercâmbio na Nova Zelândia, Intercâmbio em Dubai, Intercâmbio na Espanha e Intercâmbio na França.

Países onde é possível trabalhar

Para quem busca uma forma de reduzir os gastos com estudos no exterior e ganhar mais experiência de vida, trabalhar durante o intercâmbio é uma ótima opção.

Caso uma de suas prioridades seja ir para um destino onde seja permitido trabalhar legalmente, um passo importante na hora de planejar um intercâmbio é analisar as principais regras em cada um desses países.

Atualmente, os principais destinos onde é permitido trabalhar durante o intercâmbio de forma remunerada com visto de estudante são Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Veja um resumo das regras para estudar e trabalhar em cada um desses países ou confira nossos artigos específicos sobre os vistos para estudo e trabalho na Irlanda e  na Austrália.

Países onde é preciso obter visto

Outra questão burocrática que pode influenciar sua decisão na hora de planejar um intercâmbio é a necessidade ou não de um visto específico.

Pensando nisso, compilamos as principais informações sobre a necessidade (ou não) de visto para intercâmbio em alguns dos países mais procurados por quem quer estudar fora. Veja as regras para os principais países.

A definição sobre custos

Quanto você pode gastar no intercâmbio? Existem programas com diferentes preços. Com consciência das suas possibilidades, fica mais fácil decidir para onde ir, em que tipo de acomodação ficar, que tipo de curso e carga horária escolher, quanto tempo ficar, em que época viajar etc.

Lembrando que caso seu orçamento seja restrito, não precisa desistir: há várias formas de planejar um intercâmbio gastando pouco. Veja dicas para tornar essa experiência mais barata.

Quanto custa fazer um intercâmbio?

Vai planejar um intercâmbio e quer saber quanto vai gastar na prática? Essa pergunta está longe de ter uma resposta única, já que seu estilo de viagem, o destino escolhido e os tipos de curso e acomodação podem alterar muito o valor final.

Mas se você já tiver definido os itens acima, é possível ter uma ideia dos gastos. Para facilitar o cálculo de quanto vai gastar na sua experiência no exterior, listamos aqui as principais despesas em um intercâmbio.

Se você já procura valores exatos, pode contar com a gente! No site da Scool, você pode fazer toda a reserva do seu intercâmbio online, incluindo curso, acomodação, traslado, seguro viagem e até assistência com vistos.

Veja como fazer um orçamento de intercâmbio no site da Scool. Também vale conferir os artigos em que detalhamos os custos para um intercâmbio de 1 mês na Austrália, na Nova Zelândia, no Canadá e na Inglaterra.

Como economizar para fazer intercâmbio

Conferiu os orçamentos, mas ainda não tem a grana necessária? Sem desânimo: comece um planejamento financeiro e estabeleça uma meta de economia para viabilizar esse sonho.

Corte gastos supérfluos do dia a dia, procure fontes de renda extra, analise possíveis investimentos e mantenha o foco. Com planejamento e priorização, você consegue chegar lá! Quer ajuda? Confira algumas dicas para economizar para fazer intercâmbio.

Fase pré-viagem

Já definiu o destino, tipo de curso, carga horária, acomodação e datas da viagem, fez seu orçamento e contratou um pacote de intercâmbio? Parabéns! Mas calma: isso ainda não significa que você terminou de planejar seu intercâmbio.

Nos meses ou semanas que antecedem a viagem, é preciso cuidar de algumas burocracias. Se você for fazer seu intercâmbio pela Scool, podemos ajuda-lo com todos os itens a seguir, seja tirando dúvidas ou oferecendo a contratação de um serviço especializado.

Emissão do passaporte

Tirar o passaporte é um dos primeiros passos na preparação para uma viagem ao exterior, com exceção dos países da América do Sul que permitem o embarque de brasileiros com o RG.

Vai emitir seu primeiro passaporte, ou está com o documento vencido ou prestes a vencer e precisa de um novo? Veja o passo a passo para emitir o passaporte, lembrando que não existe renovação: quando ele expira, é preciso fazer o processo completo de novo.

Compra de passagens aéreas

Comprar as passagens é uma das partes mais importantes do planejamento de um intercâmbio ou viagem a lazer, mas também uma das mais caras. A boa notícia é que com organização, planejamento e pesquisa, é possível encontrar e comprar passagens aéreas baratas. Veja nossas dicas e saiba como economizar nas passagens.

Contratação de seguro viagem

Além de ser obrigatório para entrada na maioria dos países europeus, é importante contratar um seguro viagem para qualquer ida ao exterior, especialmente durante um intercâmbio. Em linhas gerais, o seguro viagem internacional é como um plano de saúde com duração determinada, feito para ser usado no exterior.

Ele é válido para o período e os destinos que você informar no momento da compra e pode ajudar bastante não só no caso de doenças ou acidentes, mas também em alguns outros imprevistos durante a viagem, como extravio de malas. Saiba como funciona o seguro viagem.

A passagem pela imigração

Um dos medos mais comuns de quem viaja para o exterior pela primeira vez é ser barrado na entrada do país. Mas com todos os documentos em mãos e o comportamento adequado, é quase certo que você vai passar pela imigração sem problemas.

Afinal, a função dos funcionários que trabalham no setor de imigração é registrar sua chegada no país e avaliar qual é a intenção da sua viagem. Se você não pretende ficar no país ilegalmente e cumpre as exigências mínimas daquele destino, não precisa ter medo desse processo, mas deve se preparar. Veja como passar pela imigração sem problemas

Cartão pré-pago internacional

O cartão pré-pago internacional é uma das formas mais seguras para pagar suas contas no exterior. Ele é como um cartão de débito internacional normal, servindo para sacar dinheiro ou fazer compras em lojas.

A diferença entre ele e seu cartão do banco é que para ter saldo no cartão, você tem que carrega-lo antecipadamente, comprando uma moeda estrangeira. Após a recarga, você fica seguro contra as variações cambiais que podem acontecer. Saiba mais sobre como funciona o cartão pré-pago internacional.

Outras burocracias e organização

Além da documentação específica para entrada no país de destino, existe uma série de coisas que você deve organizar antes de viajar para o exterior, especialmente no caso de um período mais longo.

O ideal é se preparar com antecedência, para não ficar na correria nas semanas que antecedem a viagem e não acabar esquecendo algo importante. Por isso, preparamos um check-list com o que fazer antes do intercâmbio para não ter preocupações.

O que levar na mala

Terminou de planejar o intercâmbio e chegou no temido momento de arrumar as malas? Muita gente enfrenta um dilema ao decidir o que levar para ficar tanto tempo longe de casa, ainda mais com a redução dos limites de bagagem na maioria das companhias aéreas.

Fica a dica: o desapego é o item mais importante na hora de planejar o que levar na mala para o intercâmbio. Durante a experiência, você vai perceber que é muito mais prático viajar com pouca bagagem.

Sem falar que na maior parte do mundo, você consegue encontrar praticamente tudo que precisa no dia a dia. Por isso, tente evitar levar todas as suas coisas com aquele pensamento de “vai que surge a oportunidade de usar?”.

Quer mais dicas práticas e um check-list para não esquecer nada importante? Veja nosso artigo sobre o que levar na mala para o intercâmbio.

Como aprender ou praticar o idioma

Não é porque você está com um intercâmbio programado que você vai esperar para estudar o idioma quando chegar no destino, né? Pelo contrário: chegar no país já sabendo ao menos o básico ajuda bastante.

Especialmente nos casos de programas de intercâmbio mais curtos, vale a pena se dedicar durante o planejamento da viagem para obter ao menos um nível básico da língua que você deseja aprender.

É possível fazer isso através de aulas tradicionais, mas se quiser economizar ou ter mais flexibilidade, outra opção é usar recursos online. Veja algumas formas de aprender ou praticar idiomas pela internet.

Durante o intercâmbio

Viajando barato

Mesmo depois de começar o intercâmbio, continua sendo importante se organizar para aproveitar bastante a experiência. Por isso, reunimos aqui uma série de dicas para fazer com que você tenha uma vivência inesquecível no exterior.

A seguir, você encontra desde conselhos sobre o lado mais pessoal do intercâmbio a dicas práticas para facilitar seu dia a dia. Confira:

Aplicativos úteis

Depois de resolver todas as questões obrigatórias do pré-viagem, nossa dica é fazer o download de alguns aplicativos que podem tornar sua viagem mais fácil e proveitosa.

Nossa dica é baixar esses apps antes de ir para o aeroporto, tanto para aproveitar o wi-fi quanto para ir se habituando a usá-los e avaliar quais são realmente úteis para você.

Algumas dicas são os aplicativos Google Tradutor, XE Currency, Splitwise, Couchsurfing, Moovit, Moneywise, Maps.me, Dropbox, Booking, Tripadvisor, Duolingo, Uber, AccuWeather e Netflix. Para saber mais, confira a lista com 15 aplicativos úteis para intercambistas.

Como se adaptar à vida no exterior

A experiência de morar em outro país é repleta de vantagens, mas nem sempre é fácil. Algumas pessoas têm mais dificuldade para se adaptar à vida no exterior, mas os desafios nos ajudam a amadurecer.

Viajar com a mente aberta provavelmente é a atitude mais importante para se adaptar à vida no exterior, mas algumas outras dicas podem ajudar. Prepare-se antes, observe as pessoas, evite comparações, estude o idioma, faça amigos, leia notícias e saia de casa. Se interessou? Veja mais conselhos para se adaptar à vida no exterior.

Como lidar com a saudade de casa

Está animado com a ideia de fazer um intercâmbio, mas não curte a ideia de ficar longe de quem ama? Lidar com a distância pode ser difícil, mas existem algumas formas de aplacar a saudade no intercâmbio.

Uma das melhores razões para fazer intercâmbio é justamente desenvolver a independência, aprendendo a se virar sem a ajuda de pessoas queridas e descobrindo o valor da sua própria companhia.

Mas o que fazer nas horas em que a saudade aperta e tudo que a gente queria era estar ao lado dos amigos, família ou namorado(a)? Veja 6 dicas para lidar com a saudade de casa durante o intercâmbio.

Como economizar no intercâmbio

Mesmo que seu orçamento não esteja tão apertado, economizar no intercâmbio é sempre uma boa. Afinal, se sobrar dinheiro você pode viajar ainda mais, ou mesmo fazer umas comprinhas.

Além de tomar algumas decisões prévias para fazer um intercâmbio barato, você pode reduzir os gastos durante a viagem de diversas formas. Com um pouco de determinação, não é tão difícil economizar no intercâmbio. Veja como economizar no intercâmbio.

Como aproveitar o intercâmbio ao máximo

Um intercâmbio sempre traz benefícios, tanto em termos de aprendizado formal quanto de desenvolvimento pessoal. Mas existem algumas atitudes que você pode tomar para aproveitar o intercâmbio ao máximo, potencializando esses benefícios.

Com base em experiências próprias e relatos de outros intercambistas, reunimos 7 dicas para aproveitar o intercâmbio ao máximo.

Como fazer viagens durante o intercâmbio

Quem se programa para passar uma temporada no exterior inevitavelmente começa a pensar em destinos para viajar durante o intercâmbio. A boa notícia é que mesmo se seu orçamento não for muito folgado, é possível conhecer outras cidades e até outros países além daquele onde você for morar.

Viajar durante o intercâmbio pode ser mais fácil e barato do que você imagina, especialmente se você tiver flexibilidade e priorizar esse objetivo. Veja dicas para viajar durante o intercâmbio. E se o seu destino for o continente europeu confira essas dicas específicas para viajar pela Europa gastando pouco.

Como fazer amigos durante o intercâmbio

Uma das melhores partes de uma experiência no exterior é o contato com pessoas de outras nacionalidades. Mas como fazer amigos durante o intercâmbio?

Você provavelmente vai conhecer bastante gente na sala de aula e na sua hospedagem, e nesse convívio já costumam surgir grandes amizades. Afinal, está todo mundo vivendo uma situação parecida, longe de casa, e isso favorece a formação de laços.

Scool.com.br: A agência de intercâmbio online

Tem mais alguma dúvida sobre como planejar um intercâmbio? Nós da Scool estamos sempre a postos para ajudá-lo! Escreva para contato@scool.com.br, use o chat no canto inferior direito do nosso site, faça seu orçamento online ou preencha este formulário.

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
23 recommended
comments icon 4 comments
4 notes
972 views
bookmark icon

4 thoughts on “Como planejar um intercâmbio

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Oldest
    Newest
    Most Upvoted