Como tirar o passaporte: passo a passo

 -  -  111


Tirar o passaporte é um dos primeiros passos na preparação para uma viagem ao exterior, com exceção de países da América do Sul que permitem o embarque de brasileiros com o RG.

Vai emitir seu primeiro passaporte, ou está com o documento vencido ou prestes a vencer e precisa de um novo? Veja o passo a passo para emitir o passaporte, lembrando que não existe renovação: quando ele expira, é preciso fazer o processo completo de novo.

Como tirar o passaporte brasileiro

O passo a passo a seguir explica como tirar o passaporte comum para brasileiros maiores de idade junto à Polícia Federal. O processo é simples, mas é bom ficar atento aos detalhes para não dar viagem perdida.

Para saber sobre a emissão do documento para menores de idade, estrangeiros e outros casos, acesse o site da PF.

  1. Confira a documentação necessária

Os documentos exigidos para tirar o passaporte são os seguintes:

– Documento de identidade, que pode ser o RG, carteira funcional reconhecida por lei, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação com foto, ou mesmo o passaporte anterior (mesmo se estiver vencido). Caso tenha mudado de nome ao casar, leve também sua Certidão de Casamento.

– CPF, a não ser que o número conste no seu RG, CNH ou Carteira de Trabalho.

– Certificado de Naturalização, caso seja estrangeiro naturalizado brasileiro.

– Passaporte anterior (válido ou não).

Além disso, é importante checar se você está regular com a justiça eleitoral e o serviço militar. Normalmente não é necessário apresentar comprovantes de votação e de serviço militar, mas a Polícia Federal fará a conferência pelo sistema informatizado e pode pedir esses comprovantes se houver divergências. Caso existam pendências, não será possível tirar o passaporte até regularizar a situação.

Para mais informações sobre a documentação necessária, acesse o site da Polícia Federal.

  1. Preencha o formulário no site da PF

Acesse o site da Polícia Federal e solicite a emissão do passaporte. Será necessário preencher um formulário eletrônico simples, incluindo seus dados pessoais e de contato.

  1. Pague o boleto

Depois de preencher o formulário, você deve emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União), boleto que será usado para pagamento da taxa. Atualmente, o valor é R$ 257,25. Você pode pagar o boleto no seu banco, online ou em lotéricas, respeitando a data de vencimento.

  1. Agende seu atendimento

Muitas unidades da Polícia Federal exigem o agendamento prévio do atendimento. Essa opção estará disponível no site da PF, no link Agendar Atendimento, depois do pagamento do boleto e da sua posterior compensação bancária, que costuma demorar um dia útil.

Quando você inserir o seu CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema vai indicar os postos disponíveis e os dias e horários livres para você escolher. Se precisar, é possível reagendar o atendimento.

  1. Compareça ao posto da PF

Compareça ao posto da Polícia Federal na data agendada, levando consigo a documentação original mencionada no item 1, o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo da solicitação. Na ocasião, seus documentos serão conferidos e será feita a foto para o passaporte.

  1. Busque seu passaporte

O prazo de entrega costuma ser de seis dias úteis, mas você pode consultar o andamento do processo online.

Quando o passaporte estiver pronto, volte ao mesmo posto da PF onde deu entrada no processo. O documento é entregue pessoalmente ao titular, mediante apresentação de um documento de identidade original.

Atualmente, a validade do passaporte brasileiro comum é de 10 anos. Se tiver dúvidas, consulte a seção de perguntas frequentes no site da Polícia Federal ou escreva para faleconosco@dpf.gov.br.

Planejando uma viagem ao exterior para turismo ou intercâmbio? Informe-se também sobre a necessidade de vistos para o destino e outros pré-requisitos para passar pela imigração.

Caso pretenda estudar em outro país, a equipe de consultores da Scool está disponível para ajudá-lo com essas e outras burocracias.

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
11 recommended
comments icon 1 comment
1 notes
248 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *