Como passar pela imigração sem problemas

 -  -  131


Um dos medos mais comuns de quem viaja para o exterior pela primeira vez é ser barrado na entrada do país. Mas com algumas atitudes simples, você reduz a praticamente zero as chances de ter problemas para passar pela imigração.

Seja numa viagem a turismo ou intercâmbio, é importante conferir com antecedência os pré-requisitos para a entrada no país de destino. Com todos os documentos em mãos e o comportamento adequado, é quase certo que você vai passar pela imigração sem problemas.

Afinal, a função dos funcionários que trabalham no setor de imigração é registrar sua chegada no país e avaliar qual é a intenção da sua viagem. Se você não pretende ficar no país ilegalmente e cumpre as exigências mínimas daquele destino, não precisa ter medo desse processo, mas deve se preparar.

Quando estiver se preparando para o intercâmbio, o ideal é consultar todos os detalhes junto ao consulado ou embaixada do país em questão, ou com a agência de intercâmbio que está lhe assessorando na viagem. No entanto, as dicas a seguir são válidas para a maioria das situações.

Dicas para passar pela imigração

Documentação

A maioria dos países exige que seu passaporte tenha no mínimo seis meses de validade a partir da data de embarque. Nele (ou em um passaporte vencido que você deve levar junto com o atual) deve constar também o visto adequado para a finalidade da sua viagem, caso seja uma exigência do país de destino.

No caso dos países que fazem parte do Espaço Schengen, que inclui a maioria da Europa, outro pré-requisito importante é o seguro viagem internacional com cobertura de no mínimo 30 mil euros.

Também pode ser que peçam uma comprovação de que você tem meios financeiros para arcar com sua estadia. É possível demonstrar isso com dinheiro em espécie, extrato de depósito em um cartão pré-pago internacional, extrato bancário etc.

Outro item importante é a passagem de volta ao Brasil, ou pelo menos de saída do país por onde vai estar chegando (ou, no caso da Europa, do Espaço Schengen, já que não há fronteiras entre os países que assinam o tratado).

Recomenda-se, ainda, levar comprovantes de reservas de hospedagem ou cartas-convite de amigos ou familiares que vão hospedá-lo.

Se for viajar para fazer intercâmbio, leve também o contrato da escola e outras documentações fornecidas pela agência de intercâmbio que sirvam para comprovar o objetivo da viagem.

E se quiser se sentir ainda mais seguro, você pode levar documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil, como carteira profissional ou matrícula na universidade.

Se seu voo tiver conexões, informe-se também sobre a documentação necessária para entrar nesses países, já que alguns têm exigências inclusive para passageiros em trânsito.

Vacinas

Informe-se sobre a necessidade de vacinação contra doenças específicas. Alguns países exigem dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela, por exemplo. Consulte a lista de países que exigem a vacina no site da Anvisa.

Fique atento, porque essa vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem e o CIVP deve ser emitido em Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras ou em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e clínicas particulares credenciadas.

Comportamento

Mantenha-se calmo, demonstre tranquilidade e aguarde ser chamado pelo funcionário quando chegar sua vez.

É possível que o funcionário não lhe pergunte absolutamente nada, pedindo apenas o passaporte para registrar e carimbar sua entrada. Mas também pode ser que ele faça perguntas sobre o objetivo da viagem, quanto tempo vai permanecer no país, quanto dinheiro está levando, qual sua profissão e onde ficará hospedado.

Tenha em mãos todos os documentos mencionados nos itens anteriores, mas só entregue-os se for solicitado pelo oficial da imigração.

Se o funcionário não ficar satisfeito com suas respostas, ou se você for selecionado para uma inspeção extra aleatória, você pode ser encaminhado para uma sala reservada onde será questionado novamente. Mais uma vez, é importante manter a calma e responder às perguntas com calma. Lembre-se que você não tem nada a esconder e fique tranquilo!

Tem outras dúvidas sobre como passar pela imigração? Entre em contato com os consultores da Scool!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
13 recommended
comments icon 1 comment
1 notes
264 views
bookmark icon

One thought on “Como passar pela imigração sem problemas

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *