Os principais exames de proficiência em inglês 

 -  -  30


Já se sente confiante na língua inglesa e quer um certificado que comprove sua fluência? Veja quais são os principais exames de proficiência em inglês.

Existem vários exames de proficiência em inglês, sendo que os de melhor reputação são o TOEFL, o IELTS e os de Cambridge.

A escolha do teste adequado para você depende dos seus objetivos. Se você quiser aplicar para um visto de estudante, pós-graduação ou vaga de emprego no exterior, deve considerar as exigências do país e da instituição em questão.

Se quer apenas uma certificação para seu currículo, pode levar em consideração o perfil das questões de cada tipo de prova, a localização dos centros autorizados para aplica-los e o preço do exame. Conheça um pouco sobre cada um dos principais testes:

Principais exames de proficiência em inglês

TOEFL

Se você pretende ir estudar ou trabalhar nos Estados Unidos ou no Canadá, provavelmente a melhor opção será fazer o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Essa prova é norte-americana e costuma ser exigida para que estrangeiros estudem por lá.

A nota do TOEFL vai de 0 a 120, e para ser aprovado em uma boa universidade geralmente se exige no mínimo 90 pontos. O exame é oferecido em várias cidades brasileiras (e de outros países) a longo do ano.

Ele é todo feito online, mas apenas em instituições autorizadas para aplica-lo de forma oficial – geralmente escolas de inglês conveniadas.

O objetivo do exame é verificar a proficiência do candidato em um ambiente acadêmico em que se fale inglês, então as questões costumam se referir ao dia a dia universitário. A prova é dividida nas seções Speaking, Listening, Reading e Writing.

Atualmente, a taxa para realização da prova no Brasil é de 215 USD. O pagamento e o agendamento são feitos online e é possível refazer o teste quantas vezes quiser, desde que respeitando um intervalo mínimo de 12 dias entre cada vez.

IELTS

Enquanto o TOEFL predomina na América do Norte, muitos outros países só consideram como válido o exame de proficiência IELTS (International English Language Testing System). Essa prova é administrada pelo British Council e é exigida pelo Reino Unido para obtenção de vários tipos de visto.

Além disso, a prova é aceita em universidades de vários outros países que tenham aulas em inglês, especialmente na Europa, mas também na Austrália e Nova Zelândia.

Uma das principais diferenças entre o IELTS e o TOEFL é que no exame britânico a prova oral é feita com um examinador, enquanto no americano o teste inteiro é feito pelo computador.

A pontuação do IELTS vai de 0 a 9 e as melhores universidades estrangeiras costumam exigir no mínimo 7 para aprovação.

Esse exame de proficiência em inglês também é realizado em locais conveniados em várias cidades brasileiras, em diversas datas durante o ano, e deve ser agendado pela internet. Atualmente o IELTS custa R$ 840 no Brasil e caso você queira refazê-lo, não há um período mínimo de intervalo entre as provas.

Cambridge

Outras provas com boa reputação são as promovidas pelo Cambridge ESOL, departamento da Universidade de Cambridge.

Eles desenvolvem vários tipos de exames com várias finalidades, sendo que os mais comuns são o FCE (First Certificate of English), o CAE (Cambridge Advanced Examination) e o CPE (Certificate of Proficiency in English). Cada um desses comprova um nível de domínio do idioma, sendo o CPE o mais avançado dentre eles.

Poucas universidades aceitam esses certificados, mas eles costumam ser bem vistos pelo mercado de trabalho e são boas opções caso seu objetivo seja incrementar o currículo.

Cada um dos exames de Cambridge tem um formato e preço diferente, mas a maioria pode ser feita em centros autorizados em várias partes do país.

E aí, resolveu fazer um desses exames de proficiência em inglês? Você pode se preparar por conta própria ou em um curso de idiomas no Brasil, mas para quem busca uma experiência imersiva, vale considerar um curso no exterior.

Muitas escolas oferecem aulas específicas de preparação para exames de proficiência em inglês, e em alguns casos é possível inclusive realizar a prova na própria instituição.

Leia nosso artigo sobre os melhores países para estudar inglês no exterior e entre em contato com os consultores da Scool para pedir um orçamento sem compromisso!

 

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
30 recommended
comments icon 0 comments
0 notes
529 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *