O que fazer antes do intercâmbio: organização e burocracias

 -  -  202


Fazer uma viagem para o exterior, especialmente de longo prazo, obviamente não é tão simples quanto ir passar um fim de semana na praia. Veja o que você precisa fazer antes do intercâmbio para evitar problemas.

Depois de planejar o intercâmbio em si, existe uma série de coisas que você deve organizar antes de viajar. O ideal é se preparar com antecedência, para não ficar na correria nas semanas que antecedem a viagem. Por isso, preparamos um check-list do que fazer antes do intercâmbio.

O que fazer antes do intercâmbio

Emitir ou checar o passaporte

Se você não tem passaporte e vai para um país que não faz parte do Mercosul, um dos primeiros passos é dar entrada na emissão desse documento. Para saber como fazê-lo, basta acessar o site da Polícia Federal.

Caso você já tenha o passaporte, não se esqueça de checar a data de validade. Para muitos destinos, é preciso que o documento seja válido por seis meses depois da sua volta ao Brasil.

Emitir vistos

Caso o país aonde você vá exija a emissão de um visto específico, é importante consultar a embaixada ou consulado para saber quais são os documentos e procedimentos necessários. Caso vá fazer conexão em outros países, é importante ver também se eles não exigem visto para trânsito.

Mesmo que você vá entrar no país como turista, confira os outros requisitos para passar pela imigração. É possível que peçam para você mostrar reservas de hospedagem, comprovantes do objetivo da viagem, seguro viagem e passagens de retorno ao Brasil, por exemplo.

Emitir a permissão internacional para dirigir

Caso você pretenda dirigir no exterior, é interessante emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), nome oficial da “carteira de motorista internacional”. Ela não costuma ser obrigatória, mas facilita a comunicação com as autoridades caso você tenha algum problema, porque contém informações em vários idiomas. O processo de emissão depende do Detran de cada Estado.

Fazer um check-up médico

Se você for passar muito tempo fora ou tiver algum problema de saúde, um dos itens principais na sua lista de coisas para fazer antes do intercâmbio deve ser um check-up médico.

Além disso, vale a pena consultar um posto de medicina do viajante para se informar sobre possíveis vacinas que deve tomar. Caso seja o caso, faça isso com antecedência, porque algumas vacinas exigem um período de até seis semanas para oferecer proteção.

Algumas vacinas são pré-requisito para entrada em vários países, como é o caso da de febre amarela. Nessas situações é preciso emitir também o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Para mais informações, acesse o site da Anvisa.

Montar uma farmácia de viagem

Falando em saúde, é bom montar uma pequena bolsa de remédios, incluindo todos os que costuma tomar no dia a dia, especialmente se for para países em que se costuma exigir receita para a compra até de medicamentos mais simples.

O ideal é pedir conselhos ao seu médico, mas alguns exemplos de itens que você pode incluir são anticoncepcionais, analgésico, antitérmico, relaxante muscular, anti-inflamatório e remédios para enjoo, cólica, indigestão, dor de garganta, gripe e alergia.

Emitir procurações

Caso você possua bens no Brasil ou precise que alguém faça movimentações bancárias no seu nome, por exemplo, é preciso procurar um cartório de notas para emitir (no nome de alguém em quem você confia) uma procuração de plenos poderes ou específica para alguma finalidade.

Contratar um seguro viagem

O seguro viagem internacional é exigido para entrada em nos países do Espaço Schengen, que compõem boa parte da Europa, e para emissão de visto de estudante em alguns destinos. Mesmo que não seja um pré-requisito obrigatório, é muito importante contar com um seguro para o caso de acidentes ou doenças inesperadas. A Scool pode ajuda-lo com isso.

Avisar ao seu banco

Se pretender usar o cartão do seu banco brasileiro no exterior, lembre-se de avisar sobre o período e destinos da viagem. Assim, você evita que eles bloqueiem seu cartão como medida de segurança por detectar transações feitas em lugares onde você não costuma ir. Normalmente é possível fazer essa notificação pela internet.

Comprar moedas estrangeiras

Segundo especialistas, o ideal é ir comprando a moeda do país de destino aos poucos, nos meses que antecedem a viagem, para alcançar uma cotação final que seja a média das flutuações cambiais no período. Seja como for, é bom fazer uma pesquisa com várias casas de câmbio para obter a melhor cotação, então não deixe para a última hora.

Arrumar as malas

É claro que você não vai se esquecer de arrumar as malas antes do intercâmbio, mas incluímos esse item aqui na lista para que você não deixe para a última hora. É recomendável fazer uma lista do que vai levar e checar com antecedência se está tudo limpo e em boas condições.

Também vale a pena começar a fazer a mala de fato alguns dias antes da viagem, para ver se tudo vai caber e estar dentro do limite de peso da companhia aérea, e também para ter tempo de pensar sobre o que vai levar ou não. Aproveite e dê uma lida nas nossas dicas sobre o que levar na mala para o intercâmbio.

Salvar documentos

Outra dica fundamental é escanear ou tirar fotos de todos os seus documentos importantes e salvá-los na “nuvem”, ou seja, no seu e-mail ou em algum serviço de armazenamento de arquivos online.

Salve documentos pessoais como passaporte, vistos, identidade, CPF, carteira de motorista etc. e também aqueles relativos à viagem, como comprovante de compra de moedas estrangeiras, notas fiscais de objetos de valor que esteja levando, apólice do seguro viagem, e-tickets, reservas de hotéis, passagens de trem, guias e roteiros.

E não se esqueça: os documentos que você precisar levar consigo em sua versão original devem ir na mala de mão ou na doleira (aquela pochete fininha usada por dentro da roupa).

Tem outras dicas do que não se deve deixar de fazer antes do intercâmbio? Conte para a gente nos comentários! E se conhecer alguém que está se preparando para uma viagem longa, compartilhe esse texto para ajudá-lo.

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
20 recommended
comments icon 2 comments
2 notes
985 views
bookmark icon

2 thoughts on “O que fazer antes do intercâmbio: organização e burocracias

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Oldest
    Newest
    Most Upvoted