O que é intercâmbio?

 -  -  2716


Não entende muito bem o que é intercâmbio e como funciona? Em linhas gerais, pode-se dizer que fazer um intercâmbio é estudar ou trabalhar no exterior por um período determinado. Mas por que esse nome, que literalmente significa “troca”?

A palavra “intercâmbio” começou a ser usada porque quando os primeiros programas surgiram, a proposta era realmente promover uma troca. Por exemplo: um jovem brasileiro ia passar uma temporada na casa da família de um finlandês e assistir aulas por lá, enquanto esse finlandês vinha estudar no Brasil, ficando hospedado na casa do brasileiro.

O que é intercâmbio atualmente

No fim das contas, a proposta principal desses programas era estimular uma troca cultural, fazendo com que ambos os participantes conhecessem outra cultura e compartilhassem a sua com os moradores do país de destino.

Esse aspecto de troca cultural continua sendo um dos principais componentes de um programa de intercâmbio. A diferença é que hoje essa prática não exige mais uma troca direta entre dois viajantes: se quiser ir fazer um intercâmbio, você não precisa receber um estrangeiro em casa.

Qualquer viagem que tenha como objetivo principal viver uma experiência intercultural pode ser considerada um intercâmbio, mas a maioria dos viajantes faz isso através da contratação de um curso ou da inscrição em um programa de trabalho remunerado ou voluntário no exterior.

Atualmente essa é uma prática mais profissionalizada, segura e barata. O que antes se limitava a pessoas com contatos em outros países ou com grandes reservas financeiras se tornou, há algumas décadas, um processo muito mais estruturado, aberto, simples e acessível.

Desde então os programas de intercâmbio se popularizaram cada vez mais, de mãos dadas com o avanço da globalização e o desenvolvimento tecnológico. Afinal, hoje as pessoas têm muito mais informações sobre o mundo e viajar é bem mais barato.

A quantidade de brasileiros intercambistas, por exemplo, quase triplicou na última década, indo de cerca de 85.000 em 2007 para pouco mais de 246.000 no ano passado. A maioria desses viajantes tem entre 18 e 30 anos, mas é possível encontrar até programas para crianças e não existe limite de idade para fazer um intercâmbio.

O que atrai todas essas pessoas? Existem várias razões para fazer um intercâmbio, mas entre as principais se destacam o desenvolvimento da autonomia, o aprimoramento de outro idioma e o aprendizado resultante da imersão em outras culturas.

Um intercâmbio é uma oportunidade de sair da zona de conforto e entender na prática como outros povos vivem e pensam. Além de ser, é claro, uma experiência superdivertida.

Existem vários tipos de intercâmbio e mesmo o mais comum, que é fazer curso de idiomas, pode variar muito. São diferentes opções de destinos, carga horária e tipos de acomodação, por exemplo. E várias faixas de preço, que variam de acordo com esses fatores e alguns outros, como a época da viagem e a agência contratada para intermediar o processo.

Com a ajuda de um especialista, é muito fácil encontrar uma opção de programa de intercâmbio adequada para seus objetivos, período disponível e orçamento. Quer saber mais sobre o que é intercâmbio e como pode fazer um? Fale com a equipe da Scool!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
27 recommended
comments icon 16 comments
16 notes
938 views
bookmark icon

One thought on “O que é intercâmbio?

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *