6 motivos para fazer um intercâmbio

Por
Publicado em | Atualizado em | 2


Alguém duvida de que morar no exterior por um tempo, seja estudando ou trabalhando, é uma experiência incrível? Não faltam motivos para fazer um intercâmbio, mas caso você ainda não tenha se decidido, elencamos alguns dos principais.

Mesmo um período de apenas algumas semanas no exterior, imerso em outra cultura, tem potencial para ser transformador. Veja por que fazer um intercâmbio:

6 motivos para fazer um intercâmbio

1. Aprender ou aperfeiçoar um idioma estrangeiro

A maneira mais rápida e eficaz de aprender outra língua é fazer uma imersão total num lugar onde ela é falada. Não por acaso, esse é um dos principais motivos para fazer um intercâmbio. Em poucos meses de curso in loco, a maioria dos intercambistas aprende muito mais do que em anos de aulas no Brasil.

Afinal, no dia a dia num país estrangeiro você estará exposto ao idioma local durante a maior parte do tempo. Pedir informação na rua, escutar conversas na parada de ônibus, fazer o pedido num restaurante, ler os rótulos no supermercado, assistir televisão… Não faltam oportunidades de aprender ou praticar a língua.

2. Ganhar independência e autoconfiança

A maioria das pessoas faz intercâmbio sem a companhia de amigos ou familiares. Para muitos, essa também é a primeira experiência viajando só, morando fora da casa dos pais e resolvendo vários problemas sem o auxílio de ninguém conhecido. Tudo isso pode parecer assustador, mas é também uma grande oportunidade de aprendizado.

Ir morar num país onde você não conhece ninguém, mesmo que por pouco tempo, faz com que você saia da sua zona de conforto e se depare com vários desafios. É preciso  se virar num idioma que você não domina, gerenciar as finanças numa moeda estrangeira e lidar com choques culturais e com a saudade de casa, por exemplo.

Tudo isso faz do intercâmbio uma ótima forma de se conhecer melhor e desenvolver sua independência, responsabilidade e autoconfiança.

3. Abrir a mente

Falando em “choque cultural”, outro dos melhores motivos para fazer um intercâmbio é justamente esse: vivenciar outras culturas. Ao aprender na prática sobre outros modos de vida, você entende que não existe uma forma certa de fazer as coisas.

Cada lugar tem seus pontos positivos e negativos, assim como cada povo tem suas particularidades. Ao vivenciar a rotina em outro país e conviver com pessoas de diferentes cantos do mundo, você tende a se tornar mais tolerante e flexível.

4. Melhorar o currículo

Em mercados de trabalho cada vez mais disputados, a proficiência em idiomas estrangeiros já se tornou quase que obrigatória. Em vez de passar anos e anos fazendo aulas no Brasil, que tal investir num curso intensivo no exterior?

A experiência de vida em outro país também é valorizada pela maioria dos empregadores, que sabem o quanto essa bagagem pode acrescentar ao candidato. Um intercâmbio pode fazê-lo desenvolver diversas competências úteis para o dia a dia empresarial.

5. Fazer amigos

Quando estamos morando em outro país, tudo é mais intenso, e isso vale para as amizades. Você vai conhecer pessoas de vários lugares do mundo, além de moradores do lugar onde estiver vivendo, e muitos deles provavelmente se tornarão grandes amigos.

Compartilhar uma experiência tão especial costuma fazer com que os laços formados no intercâmbio sejam muito duradouros. E aí já sabe, né? Pode voltar de viagem já planejando visitas aos seus novos amigos!

6. se divertir

Os principais motivos para fazer um intercâmbio envolvem aprendizado e transformações pessoais, mas é claro que não vamos deixar de lado a parte puramente divertida da coisa.

Afinal, enquanto estiver morando fora, você provavelmente vai conhecer lugares lindos, provar comidas diferentes, viver experiências inusitadas e acumular muitas histórias para contar.

Que outros motivos para fazer um intercâmbio você acrescentaria a essa lista? Conta para a gente!

 

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
2 recommended
0 notes
49 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *