Irlanda ou Austrália: onde fazer intercâmbio?

 -  -  181


Quer estudar inglês no exterior e está em dúvida entre Irlanda ou Austrália? Neste artigo, vamos comparar aspectos como clima, custo de vida, burocracias e lazer, para ajudá-lo a tomar uma decisão.

A dúvida entre fazer intercâmbio na Irlanda ou Austrália é comum, já que ambos os países têm povos hospitaleiros e permitem trabalhar legalmente com visto de estudante. Os dois são ótimos destinos para viver uma experiência no exterior, mas têm também muitas diferenças entre si.

Analisando seus objetivos e seu perfil e conhecendo um pouco mais sobre cada lugar não será tão difícil decidir entre Irlanda ou Austrália. Veja algumas comparações:

Irlanda ou Austrália: comparação

Documentação

Se você pensa em fazer um intercâmbio de até 3 meses e não quer gastar tempo ou dinheiro com burocracia, a Irlanda pode ser uma opção mais interessante. Isso porque não é exigido visto para ficar até 90 dias por lá.

Caso você pretenda fazer um curso mais longo, o processo também é simples: basta receber um visto temporário na entrada e depois comparecer à imigração para solicitar uma prorrogação. Levando todos os documentos necessários, quase não há riscos de você ter a solicitação negada.

No caso da Austrália, por outro lado, a burocracia é um pouco mais complicada. Mesmo para cursos curtos ou em viagens a turismo, nós brasileiros precisamos solicitar visto ainda no Brasil.

Para isso, é preciso apresentar uma série de documentos e esperar um período de cerca de um mês. A parte boa é que poucos vistos são negados e você já chega no país sem preocupações com essas burocracias.

Custos

A Austrália tem um custo de vida relativamente alto e as passagens aéreas até lá costumam ser mais caras que voos para a Irlanda. No entanto, em ambos os países é possível trabalhar legalmente com visto de estudantes, seguindo certas regras, e receber um salário compatível com o custo de vida local.

Veja quanto custa um intercâmbio de 1 mês para a Austrália e um intercâmbio de 6 meses para a Irlanda.

Quantidade de brasileiros

Esse aspecto é importante na comparação entre Irlanda ou Austrália porque o país europeu é extremamente popular entre os brasileiros. Isso significa que na Irlanda, especialmente em grandes cidades como Dublin, você vai encontrar compatriotas por toda parte.

O que pode ser ruim, por um lado, porque a tentação de falar português costuma ser grande. Mas você pode contornar isso dividindo apartamento com irlandeses ou pessoas de outras nacionalidades, por exemplo. E, por outro lado, contar com uma grande comunidade brasileira ajuda a se adaptar e a conseguir indicações para vagas de emprego. Na Austrália também há muitos brasileiros, mas proporcionalmente menos que na Irlanda.

Turismo

Quer aproveitar o intercâmbio para conhecer outros países? A Irlanda oferece a vantagem de ficar na Europa, onde muitas nações ficam pertinho umas das outras e as companhias aéreas de baixo custo oferecem voos baratíssimos. Isso torna possível visitar novos países gastando pouco dinheiro e pouco tempo.

Na Austrália, por outro lado, você encontra paisagens absurdamente lindas no próprio país. Praias desertas ou badaladas, corais deslumbrantes, fauna e flora exóticas e elementos da cultura aborígene são algumas das atrações do país. Além disso, lugares como Indonésia, Tailândia e Nova Zelândia ficam relativamente perto.

Clima

Se você adora sol e calor, o quesito “clima” é o mais fácil para decidir entre Irlanda ou Austrália. Na terra dos Leprechauns, a temperatura não chega a ficar tão baixa quanto em outras partes da Europa, mas raramente passa dos 20°C. Além disso, chove bastante.

A maior parte da Austrália, por sua vez, tem um clima temperado. E várias de suas cidades mais populares entre estrangeiros têm céu azul o ano todo.

Caso o clima afete muito seu humor, pode ser mais fácil se adaptar à vida na Austrália. No entanto, vale considerar que morar fora do país é uma oportunidade para viver experiências diferentes, e conhecer o dia a dia num clima distinto pode ser interessante.

Fuso-horário

Em relação a fuso-horário, no entanto, a Irlanda sai ganhando no quesito adaptação. Afinal, a diferença de horário de lá para o Brasil é de 4 horas, enquanto na Austrália essa diferença pode chegar a 12 horas. Lá no país dos cangurus fica mais difícil manter contato com familiares e amigos no Brasil.

Já se decidiu entre Irlanda ou Austrália ou ainda precisa de mais informações? Os consultores da Scool estão disponíveis para um bate-papo online sem compromisso. Entre em contato!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
18 recommended
comments icon 1 comment
1 notes
768 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *