Intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos: qual escolher?

 -  -  41


Está em dúvida sobre fazer intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos? Conheça algumas das diferenças entre os países e escolha o que mais combina com você.

Ambos destinos são ótimos para uma experiência no exterior e muito populares entre brasileiros. Para seu intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos você vai poder escolher entre cidades com ótima qualidade de vida e muitas atrações culturais. Mas dependendo dos seus objetivos, um dos dois pode ser ideal para você.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como é fazer intercâmbio no Canadá e nos Estados Unidos e, em seguida, comparar os dois países a partir de quesitos como clima, custos e burocracia.

Por que ir para os Estados Unidos?

Um dos destinos mais tradicionais para quem pensa em estudar inglês no exterior, os Estados Unidos são difíceis de resumir. Afinal, se trata do quarto maior país do mundo, com dimensões continentais. Dentro desse imenso território, encontra-se uma grande variedade de climas e características geográficas e culturais.

É possível escolher entre cidades frias ou quentes, com desertos, praias, montanhas, florestas, grandes centros urbanos ou com uma atmosfera de interior. Alguns dos destaques por lá são a multiculturalidade de Nova Iorque, o charme de San Francisco e o clima ensolarado de Miami, mas isso é só o começo!

Viver na terra do Tio Sam é se sentir fazendo parte de uma produção Hollywoodiana, já que é possível testemunhar ou vivenciar várias referências culturais presentes em filmes e séries que marcaram nossa cultura. Ao mesmo tempo, as principais cidades do país atraem muitos imigrantes e oferecem contato com costumes de várias partes do mundo.

Por que ir para o Canadá?

O Canadá é um ótimo destino de intercâmbio para quem valoriza diversidade cultural, sendo marcado pela multiculturalidade. Historicamente, o país foi formado por uma mistura entre tradições indígenas, britânicas e francesas, e até hoje se mantém aberto para receber imigrantes de várias partes do mundo.

Para os amantes da natureza, o Canadá também é um excelente destino. Entre os muitos cenários dignos de cartão-postal, pode-se destacar os lagos cristalinos de Jasper e o Banff; o visual deslumbrante de Whistler, ótimo para a prática de esportes de inverno; e toda a imponência das Montanhas Rochosas.

Além disso, trata-se de um país com excelente qualidade de vida e altos níveis de segurança. No Global Peace Index, ranking da ONG Vision of Humanity que classifica os países mais seguros do mundo, há anos o Canadá aparece entre a 7ª e a 11ª posições.

Comparação: intercâmbio no Canadá ou nos Estados Unidos?

Clima

Um dos aspectos marcantes do Canadá é o frio. O país é conhecido pelos esportes de inverno e tem estações bem definidas. Em algumas cidades, como Toronto, a temperatura pode chegar a cerca de -30°C nos invernos mais rigorosos. Já em outra queridinha dos intercambistas, a bela Vancouver, o clima é um pouco mais ameno, com temperaturas mais próximas de 0°C.

Nos Estados Unidos, o clima varia muito a depender da região do país. Em muitas cidades mais ao norte, o inverno também é bastante rigoroso. Em direção ao sul, no entanto, você encontra regiões em que o calor é bem forte no verão. Se quiser viajar no inverno e fugir das baixas temperaturas, uma boa opção é o estado da Califórnia.

Custos

No geral, o custo de vida do Canadá é mais baixo que o dos Estados Unidos. O dólar canadense é uma moeda mais fraca que o americano, nos dando mais poder de compra. Morar nos EUA, especialmente em cidades mais caras (mas incríveis) como Nova York e São Francisco, não sai barato. Mas rende uma experiência inesquecível, é claro!

Para saber mais, leia nosso artigo sobre quanto custa um intercâmbio no Canadá

Burocracia

O processo de obtenção de visto para os Estados Unidos é mais rígido que o do Canadá, envolvendo bastante burocracia e uma entrevista presencial. Ainda assim, em ambos os casos é preciso apresentar uma série de documentos.

Nos Estados Unidos, não é permitido trabalhar com visto de estudante. No Canadá, a proibição vale para cursos de idiomas, mas é possível trabalhar legalmente durante o intercâmbio se você se matricular em um curso vocacional com duração mínima de 24 semanas em uma Career College.

Durante o curso, o estudante pode trabalhar 20 horas por semana. Na segunda metade do programa, é possível fazer um estágio com até 40 horas semanais.

Já decidiu pelo intercâmbio no Canadá ou nos Estados Unidos? Se ainda tiver dúvidas ou quiser saber valores de cursos nesses dois países, procure um dos consultores da Scool ou faça seu orçamento online.

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
4 recommended
comments icon 1 comment
1 notes
145 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *