Intercâmbio em Cork ou Dublin: qual cidade escolher?

 -  -  5


A Irlanda é um dos destinos de intercâmbio mais populares entre os brasileiros. Estudando lá, você tem direito de trabalhar legalmente com visto de estudante e pode visitar facilmente várias outras partes da Europa, entre outras vantagens. No entanto, muita gente fica em dúvida: é melhor fazer intercâmbio em Cork ou Dublin?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, afinal, a escolha vai depender do seu perfil e dos seus objetivos. Mas entender melhor as diferenças entre as duas cidades pode ajudá-lo a decidir se, para você, é melhor fazer intercâmbio em Cork ou Dublin. Olha só: Dublin é a capital e cidade mais populosa da Irlanda, com cerca de 530 mil habitantes. Sendo assim, ela tem uma vida cultural intensa e não faltam atrações turísticas e opções de saídas noturnas por lá.

Intercâmbio em Dublin

Dublin é a capital e cidade mais populosa da Irlanda, com cerca de 530 mil habitantes. Sendo assim, ela tem uma vida cultural intensa e não faltam atrações turísticas e opções de saídas noturnas por lá.

A cidade também recebe imigrantes e turistas de várias partes do mundo, permitindo um contato com pessoas de várias culturas. Por outro lado, ela é extremamente popular entre os brasileiros, então pode ser difícil evitar falar português no seu período por lá.

Apesar de não ser tão grande para uma capital e de reunir a maioria das atrações turísticas no seu centro, nem sempre você poderá fazer tudo a pé por lá. Caso se hospede ou trabalhe longe da escola ou do lugar de trabalho, no entanto, você pode contar com um eficiente sistema de transporte público.

Intercâmbio em Cork

Outro destino muito comum de intercâmbio na Irlanda é Cork, segunda maior cidade do país, com cerca de 120 mil habitantes. Ela atrai estudantes que preferem morar num lugar com mais cara de “cidade pequena” e fugir um pouco da grande quantidade de turistas e de intercambistas brasileiros que vão a Dublin. Pode ser mais fácil ter contato com irlandeses por lá do que na capital.

Localizada a cerca de 250 km de Dublin, Cork é sede de universidades e escolas de idiomas de alto nível e, por abrigar muitos estudantes, oferece diversas opções de cultura e lazer.  A vida por lá é animada, mas também é prática. É possível fazer quase tudo a pé no centro da cidade, que reúne ótimos pubs, restaurantes, escolas e residências.

Intercâmbio em Cork ou Dublin: item a item

Custos

Os custos do seu intercâmbio variam de acordo com diferentes fatores, como o tipo de hospedagem escolhida e seu estilo de vida no dia a dia. No entanto, de modo geral é possível afirmar que o custo de vida em Cork é cerca de 20% inferior ao de Dublin, especialmente no que diz respeito à moradia. Em Cork há mais oferta de quartos para aluguel e os preços costumam ser mais convidativos.

Em termos de alimentação, seja comprando no supermercado e cozinhando em casa ou indo a restaurantes, Cork também permite uma economia de cerca de 30%.

Clima

A Irlanda não tem um clima dos mais agradáveis para quem está acostumado com céu ensolarado na maior parte do ano. Em comparação com a maioria dos países europeus, no entanto, o país tem condições climáticas até amenas.

No verão, a média de temperatura costuma ser de 20°C, enquanto no inverno a média é e 8°C. A diferença não é muito grande entre Cork ou Dublin, mas Cork pode ter temperaturas um pouco mais amenas.

Trabalho

Por se tratar da capital e maior cidade do país, Dublin reúne mais oportunidades de trabalho que Cork, além de salários um pouco mais altos.

Por outro lado, a concorrência é maior. Cork também traz vantagens para quem busca emprego na área de TI, já que muitas empresas do ramo se instalaram na cidade.

Lazer

Dublin oferece, também, mais opções de lazer, desde atrações turísticas à vida noturna. Na capital, você encontra pubs e boates dos mais diversos tipos, além de eventos e museus superinteressantes. Cork tem uma atmosfera mais tranquila, mas isso não significa que seja tediosa, já que há muitos universitários por lá.

Transporte

Em Cork, quase todos os intercambistas vivem no centro da cidade ou próximo a ele e conseguem fazer tudo a pé, chegando na escola ou no trabalho em poucos minutos.

Em Dublin, a não ser que você possa pagar mais pela acomodação, terá que se hospedar um pouco mais longe do centro. O que não chega a ser um problema, já que a cidade tem um bom sistema de transporte público.

Conclusão: fazer intercâmbio em Cork ou Dublin?

Como falamos lá no início, a decisão entre Cork ou Dublin para seu intercâmbio depende dos seus objetivos. Cork é uma boa opção para quem procura um destino mais tranquilo, quer reduzir as chances de contato com brasileiros e busca mais contato com a cultura irlandesa, além de economizar em acomodação. Dublin, por outro lado, é mais interessante para quem busca mais agito.

Ainda está em dúvida sobre estudar em Cork ou Dublin? Mande uma mensagem para os consultores da Scool e receba orientação personalizada sem compromisso!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
5 recommended
comments icon 0 comments
0 notes
73 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *