Como economizar para fazer intercâmbio

 -  -  71


Sonha em morar fora do Brasil por um tempo, mas não tem grana para isso? Nada de desistir do sonho! Com planejamento e priorização, você consegue chegar lá. Confira algumas dicas para economizar para fazer intercâmbio.

Antes de mais nada, é preciso ter algo claro: você realmente quer alcançar essa meta? Se a resposta for sim, prepare-se para fazer um esforço para chegar lá. O tamanho do esforço vai depender das suas condições financeiras e da sua pressa para realizar a viagem, mas com a atitude certa pode ser mais fácil do que você imagina.

Como economizar para fazer intercâmbio

Estime quando a viagem vai custar

Existem vários tipos de intercâmbio e destinos, que podem acomodar diferentes orçamentos. Por isso, o primeiro passo é começar a planejar o intercâmbio e fazer uma estimativa de quanto vai gastar. Nesse cálculo você deve somar os valores de passagens aéreas, hospedagem, curso, seguro viagem, visto, alimentação e gastos emergenciais.

Uma dica é começar logo pedindo um orçamento para os cursos e destinos que lhe interessam. Se já souber quando quer viajar, você pode aproveitar essa etapa para ir logo determinando quanto precisa juntar por mês até a data para chegar no valor necessário.

Analise seus gastos do dia a dia

O segundo passo é colocar todos os seus gastos no papel, numa planilha ou em um aplicativo de gerenciamento financeiro, como o MoneyWise. Passe ao menos um mês registrando todas as suas despesas fixas (como aluguel, conta de telefone e seguro de saúde) e os extras ou supérfluos, desde o cafezinho à compra de roupas ou eletrônicos.

Se você não tinha o costume de manter esse controle, provavelmente vai perceber que muito do seu dinheiro está indo embora com itens que passam até despercebidos. Se possível, aproveite o app ou a planilha para categorizar os gastos (alimentação, beleza, transporte etc.) e analise onde se concentra a maior parte das suas despesas.

Reveja seus hábitos de consumo

Como quase tudo na vida, viajar é uma questão de prioridade. Se depois de cobrir as despesas básicas você gasta tudo que sobra com compras, restaurantes ou festas, não dá para reclamar que não tem grana para viajar, né? Se esse for seu caso e você quiser economizar para fazer intercâmbio, comece por rever seus hábitos de consumo.

Para começar, controle o impulso consumista, evitando ir a lojas. Troque opções de lazer pago por outras versões gratuitas ou mais baratas, como substituir o cinema e a TV a cabo pelo Netflix e o Youtube. Se costuma frequentar salões de beleza, tente fazer seu próprio cabelo, unhas ou depilação em casa.

O dinheiro está indo embora com o cafezinho de todo dia? Leve o seu de casa ou tente controlar o vício. Se tem o costume de comer fora com frequência, se esforce para levar uma marmita para o trabalho e ter sempre um lanchinho na bolsa.

Caso você pague uma mensalidade cara na academia, que tal tentar fazer exercícios ao ar livre? Vale corrida, caminhada, ciclismo, dança, levantamento de peso, alongamentos… E já que estamos falando em saúde, por que não tentar cortar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas e os cigarros?

Outras formas de economizar para fazer intercâmbio são procurar opções de lazer gratuitas na sua cidade para substituir eventos pagos, comprar coisas usadas em vez de novas e falar com sua operadora de celular e seu banco para tentar reduzir as taxas que paga. Se você mora só, vale pensar em compartilhar um apê com alguém para dividir as despesas.

Além de poupar, você também pode tentar ganhar uma grana extra: venda coisas que não usa mais, procure freelas e “bicos” para complementar seu salário, peça dinheiro de presente para familiares… Use a criatividade!

E sempre que for difícil evitar um gasto ou trabalhar por mais horas, lembre-se da tão sonhada viagem. Uma coisa é certa: o esforço vai valer a pena.

Colocou em prática alguma dessas dicas e conseguiu economizar para fazer intercâmbio? Conta para a gente!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
7 recommended
1 notes
284 views
bookmark icon

One thought on “Como economizar para fazer intercâmbio

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *