Tem dupla nacionalidade? Você não precisa do passaporte brasileiro para viajar

Por
Publicado em | 7


Quem tem dupla nacionalidade não precisa do passaporte brasileiro para passar pela imigração brasileira nos aeroportos.

Se você for brasileiro e tiver dupla nacionalidade pode viajar para o exterior somente apresentando a carteira de identidade e seu passaporte da outra nacionalidade na Polícia Federal no aeroporto (tem que ser o RG, pois a carteira de motorista não é aceita como documento de identificação).

Você sai do país como brasileiro e viaja com sua segunda nacionalidade.

Mas apesar de economizar tempo e dinheiro para obter o passaporte brasileiro para viajar, você perderá o benefício dos novos passaportes com chip, pois alguns aeroportos brasileiros oferecem cancelas eletrônicas para agilizar a ida e chegada na imigração, e este serviço somente está disponível para quem tem o passaporte.

Informações Importantes

É importante lembrar que se for viajar para o exterior usando um passaporte de outra nacionalidade, você tem usar em todos os casos as informações pessoais do passaporte da nacionalidade escolhida.

Seja na hora de pedir o visto (se necessário) ou comprar a passagem, não se esqueca de colocar o seu nome do jeito que está escrito no passaporte que você irá viajar, pois muitas das vezes os nomes das pessoas que tem dupla nacionalidade são diferentes.

Veja uma consulta que foi feita a Polícia Federal pelo serviço de informação ao Cidadão sobre esse assunto:

Polícia Federal – Serviço de informação ao cidadão – Mensagem eletrônica n.º 050/2017-SIC/DIREX/PF

Se ainda assim não estiver seguro sobre viajar sem o passaporte brasileiro, entre em contato com a Polícia Federal e tire todas as suas dúvidas.

Experiência pessoal

Este ano viajei para o Canadá e Estados Unidos. Usei só o passaporte italiano (viajei sem o passaporte brasileiro) e somente tive que apresentar minha identidade na imigração brasileira para sair e entrar no país.

Mesmo que você viaje sem o passaporte brasileiro, precisará apresentar um passaporte de outra nacionalidade na imigrição.

Quer mais informações? Deixe sua pergunta abaixo, estamos prontos para ajudar.

 

 

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
7 recommended
comments icon 0 comments
0 notes
47 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *