Como funciona o seguro viagem internacional

 -  -  281


Além de ser obrigatório para entrada na maioria dos países europeus, é importante contratar um seguro para qualquer ida ao exterior, especialmente durante um intercâmbio. Mas como funciona o seguro viagem?

O seguro viagem internacional é como um plano de saúde com duração determinada, feito para ser usado no exterior. Ele é válido para o período e os destinos que você informar no momento da compra e pode ajudar bastante não só no caso de doenças ou acidentes, mas também em alguns outros imprevistos durante a viagem, como extravio de malas.

Como funciona o seguro viagem internacional

Alguns países têm a contratação de um seguro viagem como pré-requisito para entrada no seu território, seja com visto de estudante ou como turista.

É o caso dos países que compõem o chamado Espaço Schengen, que inclui a grande maioria das nações europeias, e também de Austrália e Cuba.

Mesmo que seu destino não tenha essa exigência, recomenda-se contratar um seguro viagem por precaução. Toda viagem pode incluir imprevistos, e caso você tenha problemas de saúde, o seguro vai fazer toda a diferença.

Sem ele, pode ser muito mais difícil e mais caro procurar assistência. Em países onde o sistema de saúde é privado e custoso, como os Estados Unidos, um simples pé torcido ou uma indigestão podem gerar um grande prejuízo financeiro.

Para quem faz intercâmbio e passa um período longo no país de destino, é ainda mais importante contratar e entender como funciona o seguro viagem, já que as chances de ter algum problema de saúde são maiores.

O que está incluído no seguro viagem

A cobertura de cada plano varia, mas a maioria dos seguros inclui assistência médica gratuita em hospitais e clínicas privadas parceiros da seguradora, reembolso caso você seja atendido em outros estabelecimentos, traslado do corpo em caso de morte durante a viagem e auxílio financeiro para problemas como extravio e atraso de bagagem.

Seu seguro viagem também pode incluir benefícios como indenização em caso de cancelamento de viagem, reembolso para compra de medicamentos, assistência odontológica, passagens de ida e volta para um familiar acompanhá-lo em caso de doença, assistência jurídica e seguro de vida.

Você pode contratar sua apólice online ou com uma agência como a Scool, que trabalha com empresas de referência nesse mercado. Um especialista pode explicar em detalhes como funciona o seguro viagem e ajuda-lo a escolher o melhor plano para sua situação.

Como usar o seguro viagem

Durante a viagem, é importante ter sempre acesso às informações de contato da seguradora, que serão sua forma de pedir ajuda caso necessite acionar o seguro. Uma dica é imprimir o contrato e salvá-lo também no seu e-mail, ou tirar uma foto com o celular.

Normalmente existe um número de telefone para cada país, e muitas seguradoras aceitam chamadas a cobrar e também atendem por e-mail ou chat.

Geralmente, ao entrar em contato você será encaminhado para alguma unidade de saúde conveniada próxima de onde estiver hospedado, ou um médico irá até você.

Se preferir (ou precisar) buscar atendimento num lugar fora da rede conveniada da seguradora, guarde todos os documentos e pergunte à empresa qual é o procedimento para receber o reembolso.

Tem mais dúvidas sobre como funciona o seguro viagem? Fala nos comentários ou entra em contato com a agência Scool!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
28 recommended
comments icon 1 comment
1 notes
455 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *