Vistos

Vistos para estudar e trabalhar na Irlanda


Conheça quais são os vistos disponíveis para quem pensa em estudar inglês na Irlanda. Você sabia que legalmente é possível estudar e trabalhar na Irlanda? Pois é, a terra dos vikings é o país com o processo mais simples para brasileiros que querem estudar e trabalhar no exterior. Saiba como!

Esta é uma das dúvidas que mais recebemos das pessoas que que buscam estudar e trabalhar na Irlanda. Por isso preparamos este artigo com as informações que acreditamos ser importantes na hora de tirar o seu visto.

No total, o Irish Naturalisation and Immigration Service (INIS), órgão que controla a entrada de estrangeiros, possuem 8 tipos de vistos para quem pretende viajar para o território Viking. Iremos abordar os 3 que consideramos relevantes para quem pensa em estudar inglês na Irlanda.

Estada temporária ou Permissão limitada – STAMP 0

Esse é o visto mais simples de se conseguir. Cidadãos brasileiros que vão passar menos de 90 dias na Irlanda não precisam tirar visto antes da viagem, recebem um visto temporário na imigração do aeroporto.

O visto é direcionado para quem pretende fazer turismo, prestadores de serviços humanitários, prestadores de serviço estrangeiros enviados por empresas estrangeiras para executar uma determinada tarefa por tempo limitado e estudantes matriculados em cursos que possuam duração inferior a 3 meses.

Os únicos documentos exigidos são o seguro de viagem internacional obrigatório e alguma prova de que o aluno tenha como subsidiar sua estadia por conta própria ou tenha quem o faça. É de costume o agente de imigração solicitar para que o aluno apresente comprovantes de renda que podem ser rendimentos de poupança, extratos de contas bancárias ou qualquer outro documento legítimo que comprove sua renda ou a de quem está bancando sua estadia.

É proibido estudar e trabalhar na Irlanda com o STAMP 0, a menos que o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) indique a permissão através de uma carta. Quem for pego trabalhando ilegalmente é prontamente deportado e impedido de voltar ao país por pelo menos 5 anos.

É possível obter mais informações sobre a categoria de visto STAMP 0 no documento disponibilizado pela INIS.

Por isso, se você pensa em estudar e trabalhar na Irlanda, esse visto não é adequado para você.

Visto de estudante com permissão de trabalho – STAMP 2

Este é o visto mais procurado pelos brasileiros que querem estudar e trabalhar na Irlanda. O visto tem uma duração de 8 meses, sendo 6 meses de estudo e 2 meses de férias com permissão para trabalhar 20 horas por semana. E se o período de férias for entre junho a setembro ou 15 de dezembro e 15 de janeiro, você poderá trabalhar 40 horas por semana.

Mas para tirar este visto, você precisa estar matriculado em um curso de inglês, reconhecido pelo governo irlandês, com duração superior a 25 semanas e com pelo menos 15 horas de aula por semana.

A duração do STAMP 2 é de 8 meses para estudantes de inglês – mesmo que seu curso seja de apenas 6 meses, você pode permanecer legalmente no país por mais 2 meses – e podem ser renovados 2 vezes. Para os demais estudantes, o visto é válido pelo período de 1 ano.

Após chegar na Irlanda com o visto provisório o aluno deverá se registrar dentro de um mês no escritório de imigração (IRP – Irish Residence Permit). No entanto, antes de prosseguir para entrevista o mesmo deve se certificar de que possui toda a documentação necessária para que possa comprovar de que ele é um estudante legítimo no país. Para agendar a entrevista para solicitação de visto basta acessar o sistema online de agendamento para solicitação de visto em Dublin. Para escapar de imprevistos, recomendamos que o agendamento seja feito com pelo menos 2 meses de antecedência, de preferência enquanto o aluno ainda estiver no Brasil.

Durante a entrevista podem ser exigido os seguintes documentos:

  1. Matrícula em um curso de inglês com duração mínima de 25 semanas, carga horária mínima de 15 horas por semana e os horários das aulas precisam ser entre 8:00 e 18:00;
  2. Seguro governamental;
  3. Passaporte com 6 meses de validade contados da data que você pretende voltar ao Brasil;
  4. Extrato financeiro de que você possui uma conta na Irlanda com pelo menos 3000 euros;
  5. 300 euros para o registro do Irish Residence Permit  – IRP
  6. Comprovante de endereço na Irlanda;

Se você pretende estudar e ao mesmo tempo juntar uma graninha para ajudar nos custos da estadia – de maneira legal – esse é o visto que você está procurando.

Visto de estudante sem permissão de trabalho – STAMP 2A

As exigências deste visto são bastante parecidas com a do STAMP 2, no entanto ele só é válido pelo período de 6 meses e não permite o aluno trabalhar, nem mesmo part-time (20 horas semanais).

Portanto, esse visto é recomendado especialmente para os que desejam se dedicar integralmente aos estudos, em cursos de média duração (13 à 24 semanas).

Pensando em evitar qualquer tipo de dor de cabeça, recomendamos também que todos os nossos estudantes possuam (independente do visto):

  1. Um comprovante de hospedagem: Reserva em um hotel ou uma carta convite de algum tipo de acomodação (por pelo menos duas semanas);
  2. Seguro viagem internacional;
  3. Passagem de ida e volta, com a data que você pretende voltar ao Brasil;
  4. Documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil (que mostrem que você precisa voltar para o Brasil no final do curso);
  5. Algum comprovante de que você fará um teste de proficiência ao final do curso;
  6. Frequência mínima de 85% nas aulas;
  7. Cartão pré-pago internacional.

Não há nada melhor do que viajar relaxado, sabendo que está preparado para qualquer situação. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para o que for preciso!

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
186 recommended
comments icon11 comments
11 notes
3311 views
bookmark icon

4 thoughts on “Vistos para estudar e trabalhar na Irlanda

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Oldest
    Newest
    Most Upvoted