Programas de Intercâmbio

Vale a pena fazer intercâmbio depois dos 30?


Não realizou o sonho de estudar no exterior durante a adolescência ou nos “vinte e poucos anos” e acha que agora está velho demais para isso? Veja por que vale muito a pena fazer intercâmbio depois dos 30.

Tradicionalmente, a maior parte do público que procura intercâmbios tem entre 15 e 25 anos. Mas dados da Brazilian Educational and Language Travel Association (Belta) apontam que cada vez mais pessoas têm feito intercâmbio depois dos 30. Segundo a associação, essa faixa etária representou mais de 20% dos intercambistas em 2016.

De olho nessa demanda, muitas agências e escolas têm oferecido programas especiais voltados para as necessidades desse público. E quem embarca nessa logo se dá conta das ótimas vantagens de viajar com mais maturidade. Veja alguns exemplos:

Vantagens de fazer intercâmbio depois dos 30

1. Independência financeira

Caso você tenha deixado de fazer seu intercâmbio na adolescência ou início da juventude por questões financeiras, essa vantagem já deve estar bem clara. Mas vale a pena ressaltar: nem sempre a família pode arcar com os custos do intercâmbio de um estudante.

Para quem já tem alguns anos no mercado de trabalho, por outro lado, é possível juntar dinheiro e pagar pela viagem por conta própria. Essa independência lhe permite, inclusive, mais liberdade na escolha do destino, curso, acomodação e outras viagens que você queira fazer enquanto está fora do país.

2.  Maturidade

Outra vantagem evidente, mas importantíssima, para quem faz intercâmbio depois dos 30 é a maturidade. Enquanto muitos jovens encaram uma experiência no exterior principalmente pelo prisma da diversão, aproveitando a oportunidade de ser “independentes” pela primeira vez, na idade adulta a tendência é ter mais foco.

O autoconhecimento, a clareza de objetivos e o discernimento que costumam vir com a idade podem ser muito úteis para otimizar o aproveitamento do seu intercâmbio.

No intercâmbio depois dos 30, as pessoas costumam dar mais valor a programas culturais oferecidos no destino, por exemplo. E também ter mais clareza ao decidir como usar o tempo, investindo com seriedade no aprendizado do idioma, networking ou trabalho.

3. Progressão na carreira

Os 30 e poucos anos são uma época em que muitas pessoas se consolidam na carreira ou começam a galgar postos de mais responsabilidade. Nesse momento, capacitar-se em um idioma estrangeiro ou alguma habilidade específica relacionada à sua profissão pode aumentar diretamente suas chances de receber uma promoção ou uma boa oferta de emprego.

Em muitas escolas no exterior, é possível escolher cursos com viés profissional, como inglês para negócios ou para a área de saúde, por exemplo. Você também pode, após o curso, fazer uma pós-graduação em uma instituição renomada no exterior.

E pode, ainda, aproveitar o período no exterior para fazer networking com profissionais do seu campo de trabalho. Desde marcar um café com um funcionário de uma empresa onde você sempre quis trabalhar a visitar eventos relacionados à sua área, as possibilidades são inúmeras.

4. Mudança de carreira

Se, por outro lado, você não estiver satisfeito na sua área de trabalho atual, o intercâmbio pode ser útil para redefinir sua trajetória profissional. Passar um tempo no exterior não é uma solução mágica para nenhum problema, mas sair da zona de conforto e entrar em contato com outras culturas e referências é uma boa forma de abrir a mente e repensar seus planos.

Além disso, o próprio intercâmbio pode ser uma maneira de testar outros caminhos. Que tal fazer um curso de italiano e gastronomia na Itália, ou conciliar os estudos de inglês com aulas de cinema em Nova York? Ou, ainda, escolher um país onde seja possível trabalhar legalmente durante os estudos, buscar uma vaga de barista e abrir uma cafeteria na volta da viagem, por exemplo?

Quer saber mais sobre as opções de intercâmbio depois dos 30 mundo afora? Entre em contato com a Scool! Nossos consultores estão à postos para ajudá-lo a encontrar o curso ideal para seus objetivos.

Gostou desta matéria?
Inscreva-se hoje e receba novas matérias diretamente na sua caixa de entrada.
90 recommended
comments icon0 comments
0 notes
1079 views
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *